quarta-feira, 28 de abril de 2010

Projeto: Alimentação: saúde e Prazer

Projeto: Alimentação: Saúde e Prazer

Apresentação

Este trabalho faz parte das atividades de Prática de ensino e a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. E ainda proporciona um ambiente na escola favorável à vivência de saberes favorece a construção de uma relação saudável da criança com o alimento.
Nesse sentido a alimentação tem um papel muito importante no desenvolvimento e saúde do nosso corpo e é através deste, iremos apresentar uma alimentação saudável no espaço escolar por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais por meio da oferta da alimentação nutricionalmente equilibrada e com prazer.

Justificativa

Baseado no decreto de nº 22,854 de 28/04/2003 foi instituída no calendário escolar da rede pública a semana da alimentação na escola.
Sendo assim iremos elaborar e executar este projeto durante uma semana na escola entre os dias 22/03 à 27/03 do corrente ano, envolvendo todas as turmas, equipe e comunidade. Esta semana acontece como um momento de mobilização, o que não significa que o tema não possa ser abordado ao longo do ano de acordo com o Projeto Político Pedagógico da Escola.
Portanto trabalharemos questões tipo: é possível ter uma alimentação saudável? É possivel aliar saúde e prazer na alimentação do dia-a-dia? É possível experimentar novos sabores novos alimentos? A fim de ampliar essa temática para a comemoração da Alimentação saúde e prazer na nossa vida tendo em vista, eu o hábito alimentar é fortemente enfluenciado pelo acesso à informação e que a escola é o espaço de excelência para a realização de escolhas alimentares.
Sendo assim, o tema a ser trabalhado este ano é Alimentação, saúde e prazer com objetivo de promover o consumo de frutas, legumes e verduras alimentos que comprovadamente, contribuem para a promoção da saúde e para a prevenção da obesidade em nossa crianças.

Objetivo Geral

Promover uma semana de orientação alimentar, resgatando valores, hábitos praticado por uma alimentação saudável e com prazer.

Objetivos Específicos

Orientar as crianças na aquisição dos hábitos de boa alimentação;
Esclarecer sobre o aproveitamento dos alimentos pelo nosso organismo;
Conhecer e identificar alimentos variados;
Conhecer as fontes de onde vêm os alimentos que consumimos;
Estimular os alunos a conhecerem o valor nutritivo e medicinal dos alimentos;
Conhecer as vitaminas e proteínas existentes nos alimentos que consumimos;
Apresentar fontes de onde surgem os alimentos que consumimos e sua reposição;
Sugerir aos alunos que proponham aos familiares a prepararem uma refeição ou lanche para participar de uma gincana de degustação;
Promover brincadeiras, apresentação, palestras e confecção de cartazes, frases para esclarecer o tema;
Realizar o dia da gostosura a culminância.

Desenvolvimento

Palestra para início dos trabalhos da Semana da alimentação. (Professora Socorrinha)
Pesquisa sobre o aproveitamento dos alimentos e a fonte de onde vem os mesmos;
Trabalhar sobre alimentos variados, vitaminas e proteínas existentes em cada alimento;
Palestra com dentista para esclarecer a importância dos alimentos na proteção dos nossos dentes;
Palestra com a nutricionista “Alimentação Saudável prevenção da obesidade”;
Confecção de cartazes, faixas, desenho, maquetes de fruta, brincadeiras, apresentação de musicas, danças, poemas etc;
Realização de uma gincana de degustação de diferentes “pratos doces”
Exposição dos trabalhos realizados durante a semana.

Cronograma

2ª- feira= Inicio dos trabalhos e apresentação do projeto;
3ª feira = Palestra com Dentista “A importância dos alimentos na proteção dos nossos dentes”
4ª feira = Palestra com a nutricionista. “Alimentação saudavel na prevenção da obesidade”.
5ª feira = Confecção de cartazes, faixas, desenhos.
6ª feira = Organização do evento e da gincana.
Sábado= Exposição dos trabalhos realizados.

Avaliação

O projeto foi realização obedecendo o cronograma previamente estabelecido o que muito nos alegrou porque pudemos proporcionar aos alunos e comunidade não só aspecto do alimento bem, mas alimentar saudável e com prazer.

Recursos Humanos

Professores, alunos, funcionários, dentista, nutricionista, comunidade, coordenadores da secretária (SEMEC)

Recursos Didáticos

Tv. Vídeo, laboratório, livros, revistas, retroprojetor, alimentos no geral, cartolina, pincel, lápis, borracha, TNT, etc.

Referências Bibliográficas

RADESPIEL, Maria. Alfabetização sem segredos. Eventos Escolares, ed: Iemar Contagem M.G. 1999.

PINTO, Gerusa Rodrigues. O Dia-a-Dia do professor. Vol. 5 ed. Fapi LTDA. Belo Horizonte M>G> S/ data.

INSTITUTO de Nutrição ANNES Dias.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Projeto: Valores e Atitudes

ESCOLA MUNICIPAL GERALDO FERREIRA BORBA
PROJETO:Valores e Atitudes

Este Projeto está em conformidade com:
Constituição da República Federal do Brasil – 1988.
Lei 10.639/2003.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96. Artigo 26 A e 79 B.
Baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais ( Pluralidade Cultural e Arte).
ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico – Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro – Brasileiro.

SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA - GOIÁS
Março/2010

IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA MUNICIPAL GERALDO FERREIRA BORBA
DIRETORA: ALAIDE MARTINS DIAS
SECRETÁRIA: MIRTES DE SOUSA C. RIBEIRO
COORDENADORA: MARIA DO SOCORRO RODRIGUES LUZ
COORDENADOR DE RECURSOS: JOÃO LUIS JORGE MACIEL
DINAMIZADORA: AGUIMAR SOUSA FERREIRA DA SILVA
PÚBLICO: PROFESSORES:
ADRIANA BUENO DE S.OUZA QUEIROZ
JEANNY COSTA GONÇALVES CUNHA
HÉLIA REGINA FARIAS SILVA
MARIA GILZA CARNEIRO R. BRASIL
MARIA DO SOCORRO ALVES FERREIRA
MARIA JOSÉ DA SILVA
SILVÂNIA RIBEIRO DE AQUINO
RONALDA ARAÚJO MOURA
WELLINGTON DA SILVA MENDONÇA
ZILDA MARTINS DA COSTA
AUXILIARES DE SERVIÇO DE HIGIENE E ALIMENTAÇÃO:
ALDERINA SILVA DE OLIVEIRA
ANDRIELE SILVA PEREIRA
ANARELINA F. PESSOA
FLAUCIA FERREIRA DA SILVA
JARDÊNIA SOARES RODRIGUES
KISLA VIANA DA SILVA
MIRIAN O. NUNES
ROGÉRIO SANTOS DE SOUSA


“Nunca haverá lei que os destruam. Nunca houve lei alguma que pudesse desarraigar sentimentos profundos e trocar a mentalidade de um povo. Mas isso não impede que por meio de leis adequadas, se eliminem. Se eliminem algumas das manifestações públicas e preconceitos.”


ESCOLA MUNICIPAL GERALDO FERREIRA BORBA

PROJETO: HISTÓRIA DA CULTURA AFRO – BRASILEIRA
TEMA: VALORES E ATITUDES
ÁREA DE ESTUDO:
INTERDISCIPLINAR
PÚBLICO:
FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA, EDUCANDOS E COMUNIDADE.
LOCAL DE EXECUÇÃO:
ESCOLA MUNICIPAL GERALDO FERREIRA BORBA
AVENIDA AMAZONAS, QD 24 - LT 13 A 19 - SETOR VILA MARTINS SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA - GOIÁS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO:
MARÇO A NOVEMBRO DE 2010.

JUSTIFICATIVA:

Apesar da existência de tendências gerais nas histórias das sociedades é possível estabelecer seqüências, capazes de detalhar as fases por que passou cada realidade cultural. Cada cultura é o resultado de uma história particular e isso inclui também suas relações com outras culturas, as quais podem ter características bem diferentes. Só podemos respeitar a diversidade histórica – cultural de uma Nação, se entendemos sua inserção na história mundial. Por isso surgiu a necessidade de se elaborar este projeto e posterior execução, cumprindo as determinações expostas nas leis em vigência.
O racismo e as práticas discriminatórias do nosso cotidiano vem sendo recriado ao longo de nossa história. Coerentemente as reivindicações as fortes campanhas tem nos possibilitado a formular projetos no sentido de promover políticas e programas para a população afro – brasileira e indígena, valorizando a história e a cultura do povo negro e índio.
Pesquisas tem demonstrado que o racismo em nossa sociedade constitui também ingrediente para o fracasso escolar de alunos afro – descendentes e índios. É imprescindível reconhecer esse problema e combatê-lo no espaço escolar, promovendo o respeito mútuo, o respeito ao outro, o reconhecimento das diferenças, a possibilidade de falar sobre estas sem medo, receio ou preconceito. O reconhecimento e valorização da identidade, da cultura e da história dos negros e dos índios dependem de condições físicas, materiais, intelectuais e efetivas favoráveis ao ensino e a aprendizagem, alunos e professores precisam sentir-se valorizados e apoiados.
Reconhecer, valorizar e respeitar os negros, os índios, seus descendentes, sua cultura e sua história, significa buscar, compreender seus valores e lutas, ser sensível ao sofrimento causado por tantas formas de menosprezo e discriminação.
A educação das relações étnico – raciais impõe aprendizagens entre brancos, negros e índios, troca de conhecimentos para a construção de uma sociedade justa. Para tanto faz-se necessário que as instituições de ensino desempenham o papel preponderante de eliminação das discriminações, garantindo aos educandos o reconhecimento e a valorização dos seus direitos de cidadãos e de suas raízes, para que estes conheçam e busquem formas de convivência respeitosa, as diferentes culturas, visões de mundo raciocínio e pensamento de cada um.
Assim, cabe a escola buscar construir relações de confiança para que os alunos possam constatar que são todos diferentes, que cada pessoa é única e, por essa singularidade insubstituível e o fato dos alunos serem provenientes de diferentes famílias, diferentes origens, assim como cada professor terem também diferentes histórias, permitem desenvolver uma experiência de interação, na qual cada um aprende e cada uma ensina.
O objetivo deste projeto é subsidiar o trabalho dos educadores na construção de uma pedagogia antirracista com respeito às diferenças e valorização da diversidade, a história e a cultura negra e da cultura indígena com a dignidade que lhe é devida. Por meio deste podemos contribuir para a formação de uma educação geradora de cidadania, pois através de estudo da história do mundo africano e do mundo indígena, a cultura e os reflexos sobre a sociedade brasileira , pode gerar resultado eficaz, fazendo acontecer mudanças necessárias, garantindo igualdade social, pois uma sociedade democrática e justa inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou denominação.
Na dimensão do processo social, da vida de uma sociedade se relacionam as desigualdades de poder. Este fato é evidente na história e reflete sobre a mesma.
Assim sendo, este trabalho visa combater certos preconceitos, oferecendo uma plataforma firme para o respeito e a dignidade nas relações humanas.
Afinal, as culturas movem-se não apenas pelo que existe, mas também
pelas possibilidades que poderão adentrar na sociedade.
Tal proposta aumenta a necessidade de um engajamento maior para a divulgação da produção cultural das raças existentes.
Portanto, acreditamos que a referente proposta desperte nos educandos, funcionários e comunidade o desejo de participar ativamente da identidade étnico – cultural de uma sociedade, respeitando suas diferenças e características intimamente ligada à formação social – histórico – cultural.

OBJETIVOS CONCEITUAIS:

Mostrar ao educando a miscigenação local e regional, visando a diminuição das desigualdades sociais, inclusive as geradas pelo racismo;
Explicar o que é relação étnico – racial na escola e na comunidade.

OBJETIVOS ATITUDINAIS:

Valorizar a cultura Afro – Brasileira, bem como sua origem;
Conhecer e valorizar a cultura indígena e sua influência na nossa história;
Desenvolver a capacidade crítica ao processo de produção cultural;
Propor ações de disseminação da cultura Afro – Brasileira e Africana;
Escolher caminhos que levem à não violência e à integração social;
Reescrever valores culturais e empregar a arte como veículo de transmissão desses valores;
Demonstrar e compreender as propriedades expressivas das
diferentes culturas existentes;
Contextualizar as manifestações artísticas / culturais das culturas estudadas;
Despertar nos educandos a consciência para com a sua raça (origem).

OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:

As relações desiguais presentes na sociedade brasileira ocupam todos os espaços, mesmo o escolar. O preconceito e a discriminação racial podem ser notados até mesmo nas relações pessoais. Diante de tal fato, será realizada pesquisas relacionado ao tema para posterior apresentações em dias culturais, promovidos pela escola.
Desenvolver uma pesquisa na comunidade, quanto às origens raciais;
Trabalhar a aceitação de cada cultura existente, através de relatos locais de forma criativa, voltada para a educação;
Criar pequenos eventos que proporcione alegria e bem estar a comunidade, referente a história da referida cultura;
Desenvolver pesquisas entre os educandos e funcionários com o objetivo de descobrir suas origens, através da família;
Propor a organização de raciocínios e pensamentos de raiz da cultura Afro – Brasileira, onde será caracterizados as apresentações de acordo com o tema em estudo;
Desenvolver atividades nas salas de aula nas diversas áreas do conhecimento pelo professor responsável, como apresentação de vídeos, DVDs, retoprogetor, etc.
Trabalhar com os educandos outras linguagens além da verbal, por meio das quais podem expressar seus conhecimentos, sentimentos e expectativas como; brincadeiras, jogos, cantigas e contos que valorizem a diversidade cultural;
Desenvolver uma exposição semestralmente com os diversos tipos de
trabalhos confeccionados pelos educandos, pais, funcionários e comunidade;
Escolher músicas, poesias e outros textos para realização de pequenas dramatizações e coreografias que retrate a diversidade étnico – racial e cultural existente em nosso meio
Confeccionar painéis com o conteúdo relacionado ao projeto, para demonstrar os valores e atitudes, frente a história da cultura Afro – Brasileira
Será feito uma pesquisa na comunidade quanto às origens raciais, bem como a aceitação de cada cultura existente. Observaremos as políticas de separação voltada para a educação, oferecendo garantias de valorização histórica – Cultural Afro – Brasileiro, tanto local, quanto Estadual e Federal.
Estudo e exposições das diferentes culturas existentes no Brasil.
Estudo e debates da Lei nº 10.639 de Janeiro de 2003, para entendimento da
obrigatoriedade da inclusão da história e cultura afro – brasileira nos currículos da Educação Básica, e que a partir desta lei o dia nacional da consciência negra foi incorporado no calendário escolar.

Estudo sobre a abolição da escravatura e suas características e reflexos na sociedade.
Pesquisas e questionamentos com os alunos ouvindo suas idéias, opiniões e dúvidas sobre a cultura indígena, seus costumes, vestimentas, religiosidade e presença na atualidade.
Pesquisas para descobrir personagens importantes afro – descendentes, na literatura, na música, no esporte, etc...
Questionamentos com os alunos ouvindo suas idéias, opiniões, dúvidas sobre o tema, valorizando seus conhecimentos.
Desenvolver atividades com diferentes fontes de informações e, livros, jornais, revistas, filmes, passeios, etc...
Trabalhar a autoestima nos educandos para que os mesmos possam fazer suas considerações positivas no relacionamento com os seus semelhantes.
Diferenciação na organização de raciocínios e pensamentos de raiz da cultura Afro – Brasileira, onde será caracterizados as apresentações de acordo com o tema em destaque.
Estudo da economia social e cultural da Nação e atuação em diferentes áreas do conhecimento profissional.

AVALIAÇÃO:

É importante destacar que não se trata de mudar um foco etnocêntrico, mas ampliar a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira. Nesta perspectiva, cabe a nossa escola incluir no contexto histórico – cultural das raças o estudo e a realização de atividades inerentes ao projeto, tendo clareza procedimental do ensino em vigor.
A avaliação deste se dará no desenvolvimento das atividades, através da observação, participação e mudança de atitudes de todos os envolvidos no projeto.

REFERÊNCIAS

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS – RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO – BRASILEIRA E AFRICANA. Brasília. D.F. S/Ed. 2005.

INTERNET.

VALENTE, Ana Lúcia. E. F. Ser Negro no Brasil Hoje. Ed. Moderna. 16ª ed. São Paulo, S/d.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Pluralidade Cultural e Arte. Brasília, D.F. S/ Ed. 1997.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Mul. Geraldo Ferreira Borba. S/Ed. Goiás, 2005.

BRASIL, República Federativa do Brasil. Constituição Federal. Brasília. D.F. S/Ed. 1988

L.D.B. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96. Brasília, D. F. S/ Ed. 1996.
CAVALHEIRO, Eliane. Valores Civilização - Dimensões históricas para uma educação Anti – racista.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico – Raciais – Afro – Brasileira e Africana. Brasília: S/Ed, 2005
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. 10. Brasília: S/Ed, 1997.

CRONOGRAMA


1º Bimestre: Março/Abril: Memória; O continente africano e sua variação
étnico– cultural - as três primeiras influências indígenas - portugueses e africanos. O dia do índio e seu modo de vida.

2º Bimestre: Maio/Junho: Brasil de toda as raças, os índios chegaram primeiro.
A trajetória dos negros para o Brasil, a mistura de costumes, línguas e crenças na na História brasileira.
O Brasil, A mistura de costumes, línguas e crenças na formação da história do Brasil.

3º Bimestre: Agosto/Setembro: O universo afro – brasileiro – valores culturais como: literatura, músicas, esporte, etc... A influência da cultura indígena no nosso dia a dia, principalmente na alimentação e artesanato.

4º Bimestre: Outubro/Novembro: As lutas e as conquistas dos negros, dia da Consciência negra – Lei 10.639. A História do Brasil vista pelos índios, as tribos que foram extintas e as lutas dos que persistem em conservar sua cultura e suas tradições. Exposição dos trabalhos realizados durante o ano.

Dezembro: Avaliação do projeto: valores e atitude

Projeto: CARNAVALERTA

Escola Municipal Geraldo Ferreira Borba
São Miguel do Araguaia - Goiás
Projeto: Carnavalerta
Data: 12/02/2010
Diretora: Alaide Martins Dias
Secretária: Mirtes de Sousa C. Ribeiro
Coordenadora: Maria do Socorro Rodrigues Luz
Coord. de Recursos: João Luis Jorge Maciel
Dinamizadora: Aguimar Sousa Ferreira da Silva
Professores:
Adriana Bueno de S. Queiróz
Hélia Regina Farias Silva
Jeanny Costa Gonçalves Cunha
Maria José da Silva
Maria do Socorro Alves Ferreira
Maria Gilza Carneiro Ribeiro Brasil
Maria Jośe Cupertino de Barros
Ronalda Araújo Moura
Silvânia Ribeiro de Aquino
Wellington da Silva Mendonça

Escola Municipal Geraldo Ferreira Borba
Projeto Carnavalerta

Apresentação:

Todo mês de Fevereiro no Brasil se comemora umas das mais tradicionais festas populares do nosso calendário. Partindo deste pressuposto e do clima de festa, nós da comunidade escolar iremos estimular nossos alunos através deste alertar os educandos para os valores educativos que favorecem com bons resultados para a integração comunidade e escola.
O centro das atenções, será os alunos e o ponto de partida é a interação dos conteúdos ao currículo escolar e o alerta a saúde pública, o meio ambiente, erradicação conta a violência e os valores culturais.

Justificativa:

A tradição em todos os anos após os festejos de fim de ano, sempre vem o carnaval. Nas escolas as atividades giram em torno desse tema que é de grande agrado pelas crianças. Este ano esse tema irá construir uma rica oportunidade para nós professores desenvolverem o espírito de colaboradores e conhecerem melhor nosso costumes, alertando sobre os perigos que envolvem a data.

Objetivo Geral:

Resgatar a importância cultural integrando escola e sociedade e assim oferecer condições ao aluno de conhecer melhor nossos costumes, conscientizando-o através da promoção de uma festa carnavalesca que envolva toda a escola.

Objetivos Específicos:

Demonstrar o valor das atitudes individuais e coletiva;
Valorizar o carnaval como forma de divertimento;
Conscientizar os alunos no sentido de que é preciso promover a paz no carnaval;
Adotar medidas de segurança contra as drogas, violência e a depredação ao meio ambiente;
Levar os alunos conhecer nossos costumes através da história do carnaval;
Conscientizar tomando pedidas de segurança durante o evento
Desenvolver um espírito crítico e participativo;

Desenvolvimento:

Pesquisar o origem e a evolução da festa carnavalesca, através de textos, músicas, panfletos, murais, gravuras, livros e multimídia, etc.
Organização de alas ou blocos fantasiados para um desfile geral da escola nas principais ruas e avenidas do setor Vila Martins.
Confecção de cartazes, máscaras, faixas e bandeiras, entre outros.
Cada bloco formará uma ala com determinado tema:
Ala 1: Dengue: A solução está em nossas mãos.
Ala 2: Erradicação as drogas e a Violência
Ala 3: Meio Ambiente
Ala 4: Paz e a Copa do mundo
Encerraremos no dia 12 de Fevereiro de 2010, a partir das 7:30 horas com carro de som muita música e animação. Este trabalho alertará nossa comunidade e os alunos quanto aos perigos que nos cercam nessa época de carnaval.

Avaliação:

A avaliação se dará a partir do acompanhamento e da observação do desenvolvimento e participação de todos os envolvidos no projeto.
Sendo assim agradeceremos a todos que contribuíram para a realização deste evento.

Referências Bibliográficas
RADESPIEL, Maria. Alfabetização Sem Segredos. M.G: IEMAR, 1999.

GERUSA, Rodrigues Pinto. Dia – a – do Professor. M.G: Fapi, 2000.