sábado, 16 de outubro de 2010

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Projeto: Leitura na era tecnológica

ESCOLA MUNICIPAL GERALDO FERREIRA BORBA
PROJETO: LEITURA NA ERA TECNOLÓGICA
DIRETORA: Alaide Martins Dias
SECRETARIA: Mirtes de Sousa C. Ribeiro
COOR: Maria do Socorro R. Luz
Dinamizadora: Aguimar Sousa Ferreira da Silva
DATA: Agosto/2010

Justificativa
Há toda uma gama de elementos e realidades que passa a ser considerada a partir de novas perspectivas que abre no processo educativo. No entanto, entendemos que ao lado de importantes práticas, é fundamental compreender que a leitura digital na era tecnológica facilita a aprendizagem e cria novas possibilidades no processo de ensino da leitura, como promoção da cultura da aprendizagem, introduzindo novas formas de desenvolver diferentes áreas de estudo, principalmente na área de letramento. Uso das tecnologias digitais. Portanto, esse projeto vem propiciar grandes momentos de leitura na era tecnológica, dentro da escola e assim desenvolver um alto nível de aprendizagem dos educandos. Vários conceitos de leitura foram lançados e através de investigações, foi lançando métodos importantes para incorporar cada vez mais o uso das tecnologias na escola.
Assim sendo, este trabalho auxiliará nas dificuldades, tendo em vista as mídias como apoio e através dos meios digitais usar todos os tipos de mídias para facilitar a aprendizagem.

Objetivo Geral
Utilizar diferentes tipos de mídias para desenvolver a leitura e assim usufruir das produções como forma de desenvolver o conhecimento através da capacidade de cada educando.

Objetivos Específicos
Despertar nos educandos o gosto pela leitura digital na era tecnológica;
Propor estratégias na busca para uma compreensão quanto a leitura na era tecnológica;
oferecer uma aprendizagem numa perspectiva inovadora e envolvente;
Facilitar o trabalho com as mídias, através de métodos eficientes e eficazes;
Ser um desseminador da cultura tecnológica;
Incorporar o uso das tecnologias para facilitar a compreensão de educadores/educandos.
Expressar ideias através das mídias;
Construir novos desafios através da tecnologia na educação.

Metodologias
“A construção do conhecimento baseia-se na realização concreta e produz significados autênticos” (VALENTE, 1999). Através desse projeto será trabalhado os diferentes tipos de mídias, leitura e escrita coletiva, confecção de poesias, cartazes, etc..
Será realizado pesquisas na internet, atividades para fixação de conteúdos e leitura de imagens e poesias para desenvolver a leitura e a escrita. Será feito um jornal mural para enriquecer a aprendizagem e assim mostrar a toda a comunidade escolar as informações dos atos acontecidos durante o ano em curso. Será realizado também um documentário através de entrevistas feita por alunos do 4º ano A . Essa entrevista será para levar ao conhecimento de todos como se cria uma poesia, uma música e uma pintura ou escultura. As poesias criada pelos alunos será apresentada em forma de sarau.
Por fim, será uma exposição retratando todos os tipos de leitura na era tecnológica e todos os materiais confeccionados durante o projeto, para confirmar a aprendizagem da leitura. Todo esse trabalho traz um envolvimento que projeta grandes desafios uma o mundo moderno e assim desenvolver uma educação com qualidade.

O que se espera desse projeto:

Constatar de fato a grande necessidade de se trabalhar a leitura digital na era tecnológica e assim ter como ponto principal o hábito de ler digitalmente.

Recursos materiais
Computadores, data show, tv/dvd, internet, projetor multimídia, máquina fotográfica, som, pendrive, microfone, quadro giz, lápis, papel sulfite, tnt, mural, etc..

Avaliação
Mediante a realização desse projeto, serão levantadas questões durante toda a execução numa ação avaliativa e assim permear uma prática pedagógica, que facilite ao educando sua aprendizagem, a partir das atividades propostas através da pesquisa, registro de grafia, criação de poesias, construção coletiva de um jornal mural e de um documentário. assim, obteremos resultados satisfatórios e cidadãos críticos conscientes, capazes de realizar um trabalho dinâmico dentro das práticas sociais com definições própria acerca de sua perspectiva.

Referência
Este projeto está baseado na proposta pedagógica da escola Mul. Geraldo Ferreira Borba – São Miguel do Araguaia – Goiás

SILVA, Aguimar Sousa Ferreira da. Plano de ação: Ampliando novos horizontes com mídias. Góias, S/Ed, 2010.

VALENTE, José Armando. As tecnologias digitais e os diferentes letramentos. Revista Pátio. Ano XI, Nº 44, Artmed S/A, Nov/2007.

VALENTE, José Armando. A formação de professores: Diferentes abordagens pedagógicas. O computador na sociedade do conhecimento. São Paulo: NIED, 1999.
acessado em 20/08/2010.

Estrutura Curricular Componente Tema:
Modalidade / Nível de ensino Curricular Leitura digital na era
Ensino Fundamental inicial L. Portuguesa tecnológica.

Dados da aula

O que o aluno poderá aprender com esse projeto:

Reconhecer os diferentes tipos de leituras proporcionados e assim desenvolver o conhecimento através da leitura digital na era tecnológica;
Expressar ideias através das mídias eletrônica, impressa e mídia alternativa.

Duração da aula:
15 aulas de 60 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Levantar informações a partir do conhecimento do aluno quanto ao uso das mídias e quais os recursos a serem utilizados para desenvolver a leitura digital na era tecnológica.

Estratégias e recursos da aula:
Inicialmente será apresentado o tema a ser trabalhado pelos educandos; quantas aulas serão utilizadas e os motivos pelos quais elaboramos este projeto.

ATIVIDADE 1
No primeiro dia da realização do projeto, será solicitado aos alunos que em duplas pesquise no laboratório de informática sobre os tipos de mídias: Impressa, eletrônica e alternativa. Em seguida será apresentado na sala pelos grupos. Tendo um professor como escriba, farão um texto coletivo que em seguida todos anotarão em seus cadernos.
ATIVIDADE 2
No laboratório de informática, os alunos do 5º ano A, acessar-se á o blog: http://celipoesias.net. Farão a leitura de poesias, seu formato, rimas, composição e em seguida, na sala de aula construirão poesias de suas autoria, cujo o tema é: A cidade onde moro. Após a construção poética foi elaborado um vídeo com a declamação das poesias para que a comunidade escolar e familiar apreciassem.

ATIVIDADE 3
Na sala de vídeo, assistirá a um vídeo sobre a leitura informativa, a qual dará suporte quanto a montagem de um jornal mural e um documentário. Farão comentários quanto às informações e partirão para a prática.

ATIVIDADE 4
Confecção do jornal mural: O informativo do saber. Em equipe de três os alunos do 4º ano A, através de fontes da própria escola elaborará notícias para o jornal mural, tendo como subtemas: educação, saúde, meio ambiente, cidadania, política, religião, alerta, etc.. Todas as matérias impressas foram ilustradas e em seguida expostas para visitação da comunidade escolar.

ATIVIDADE 5
Confecção do documentário: Leitura digital na era tecnológica. Os alunos do 4º ano A elaboraram o documentário que através de perguntas feitas a pessoas da própria comunidade, perceberam a grandiosidade de talentos que temos em nossa comunidade. Foram elaboradas perguntas e feitas a um músico e compositor, um poeta e um pintor e escultor. Para a apresentação do documentário, selecionamos cinco alunos, sendo dois apresentadores e três repórteres de campo.

ATIVIDADE 6
Com a participação de todos os alunos: 5º ano A e 4º ano A, realizei um stand com todos os trabalhos, retratando os tipos de leitura utilizadas na era tecnológica. Foi também apresentado ao público local a realização do jornal mural, o documentário e o sarau de poesias. Esse trabalho despertou nos alunos o gosto pela leitura informativa e o prazer em construir poesias de própria autoria.

Poesias