segunda-feira, 26 de abril de 2010

Projeto: Valores e Atitudes

ESCOLA MUNICIPAL GERALDO FERREIRA BORBA
PROJETO:Valores e Atitudes

Este Projeto está em conformidade com:
Constituição da República Federal do Brasil – 1988.
Lei 10.639/2003.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96. Artigo 26 A e 79 B.
Baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais ( Pluralidade Cultural e Arte).
ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das Relações Étnico – Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro – Brasileiro.

SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA - GOIÁS
Março/2010

IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA MUNICIPAL GERALDO FERREIRA BORBA
DIRETORA: ALAIDE MARTINS DIAS
SECRETÁRIA: MIRTES DE SOUSA C. RIBEIRO
COORDENADORA: MARIA DO SOCORRO RODRIGUES LUZ
COORDENADOR DE RECURSOS: JOÃO LUIS JORGE MACIEL
DINAMIZADORA: AGUIMAR SOUSA FERREIRA DA SILVA
PÚBLICO: PROFESSORES:
ADRIANA BUENO DE S.OUZA QUEIROZ
JEANNY COSTA GONÇALVES CUNHA
HÉLIA REGINA FARIAS SILVA
MARIA GILZA CARNEIRO R. BRASIL
MARIA DO SOCORRO ALVES FERREIRA
MARIA JOSÉ DA SILVA
SILVÂNIA RIBEIRO DE AQUINO
RONALDA ARAÚJO MOURA
WELLINGTON DA SILVA MENDONÇA
ZILDA MARTINS DA COSTA
AUXILIARES DE SERVIÇO DE HIGIENE E ALIMENTAÇÃO:
ALDERINA SILVA DE OLIVEIRA
ANDRIELE SILVA PEREIRA
ANARELINA F. PESSOA
FLAUCIA FERREIRA DA SILVA
JARDÊNIA SOARES RODRIGUES
KISLA VIANA DA SILVA
MIRIAN O. NUNES
ROGÉRIO SANTOS DE SOUSA


“Nunca haverá lei que os destruam. Nunca houve lei alguma que pudesse desarraigar sentimentos profundos e trocar a mentalidade de um povo. Mas isso não impede que por meio de leis adequadas, se eliminem. Se eliminem algumas das manifestações públicas e preconceitos.”


ESCOLA MUNICIPAL GERALDO FERREIRA BORBA

PROJETO: HISTÓRIA DA CULTURA AFRO – BRASILEIRA
TEMA: VALORES E ATITUDES
ÁREA DE ESTUDO:
INTERDISCIPLINAR
PÚBLICO:
FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA, EDUCANDOS E COMUNIDADE.
LOCAL DE EXECUÇÃO:
ESCOLA MUNICIPAL GERALDO FERREIRA BORBA
AVENIDA AMAZONAS, QD 24 - LT 13 A 19 - SETOR VILA MARTINS SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA - GOIÁS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO:
MARÇO A NOVEMBRO DE 2010.

JUSTIFICATIVA:

Apesar da existência de tendências gerais nas histórias das sociedades é possível estabelecer seqüências, capazes de detalhar as fases por que passou cada realidade cultural. Cada cultura é o resultado de uma história particular e isso inclui também suas relações com outras culturas, as quais podem ter características bem diferentes. Só podemos respeitar a diversidade histórica – cultural de uma Nação, se entendemos sua inserção na história mundial. Por isso surgiu a necessidade de se elaborar este projeto e posterior execução, cumprindo as determinações expostas nas leis em vigência.
O racismo e as práticas discriminatórias do nosso cotidiano vem sendo recriado ao longo de nossa história. Coerentemente as reivindicações as fortes campanhas tem nos possibilitado a formular projetos no sentido de promover políticas e programas para a população afro – brasileira e indígena, valorizando a história e a cultura do povo negro e índio.
Pesquisas tem demonstrado que o racismo em nossa sociedade constitui também ingrediente para o fracasso escolar de alunos afro – descendentes e índios. É imprescindível reconhecer esse problema e combatê-lo no espaço escolar, promovendo o respeito mútuo, o respeito ao outro, o reconhecimento das diferenças, a possibilidade de falar sobre estas sem medo, receio ou preconceito. O reconhecimento e valorização da identidade, da cultura e da história dos negros e dos índios dependem de condições físicas, materiais, intelectuais e efetivas favoráveis ao ensino e a aprendizagem, alunos e professores precisam sentir-se valorizados e apoiados.
Reconhecer, valorizar e respeitar os negros, os índios, seus descendentes, sua cultura e sua história, significa buscar, compreender seus valores e lutas, ser sensível ao sofrimento causado por tantas formas de menosprezo e discriminação.
A educação das relações étnico – raciais impõe aprendizagens entre brancos, negros e índios, troca de conhecimentos para a construção de uma sociedade justa. Para tanto faz-se necessário que as instituições de ensino desempenham o papel preponderante de eliminação das discriminações, garantindo aos educandos o reconhecimento e a valorização dos seus direitos de cidadãos e de suas raízes, para que estes conheçam e busquem formas de convivência respeitosa, as diferentes culturas, visões de mundo raciocínio e pensamento de cada um.
Assim, cabe a escola buscar construir relações de confiança para que os alunos possam constatar que são todos diferentes, que cada pessoa é única e, por essa singularidade insubstituível e o fato dos alunos serem provenientes de diferentes famílias, diferentes origens, assim como cada professor terem também diferentes histórias, permitem desenvolver uma experiência de interação, na qual cada um aprende e cada uma ensina.
O objetivo deste projeto é subsidiar o trabalho dos educadores na construção de uma pedagogia antirracista com respeito às diferenças e valorização da diversidade, a história e a cultura negra e da cultura indígena com a dignidade que lhe é devida. Por meio deste podemos contribuir para a formação de uma educação geradora de cidadania, pois através de estudo da história do mundo africano e do mundo indígena, a cultura e os reflexos sobre a sociedade brasileira , pode gerar resultado eficaz, fazendo acontecer mudanças necessárias, garantindo igualdade social, pois uma sociedade democrática e justa inclui todos os setores da população, não admitindo a existência de distorções, diferenças ou denominação.
Na dimensão do processo social, da vida de uma sociedade se relacionam as desigualdades de poder. Este fato é evidente na história e reflete sobre a mesma.
Assim sendo, este trabalho visa combater certos preconceitos, oferecendo uma plataforma firme para o respeito e a dignidade nas relações humanas.
Afinal, as culturas movem-se não apenas pelo que existe, mas também
pelas possibilidades que poderão adentrar na sociedade.
Tal proposta aumenta a necessidade de um engajamento maior para a divulgação da produção cultural das raças existentes.
Portanto, acreditamos que a referente proposta desperte nos educandos, funcionários e comunidade o desejo de participar ativamente da identidade étnico – cultural de uma sociedade, respeitando suas diferenças e características intimamente ligada à formação social – histórico – cultural.

OBJETIVOS CONCEITUAIS:

Mostrar ao educando a miscigenação local e regional, visando a diminuição das desigualdades sociais, inclusive as geradas pelo racismo;
Explicar o que é relação étnico – racial na escola e na comunidade.

OBJETIVOS ATITUDINAIS:

Valorizar a cultura Afro – Brasileira, bem como sua origem;
Conhecer e valorizar a cultura indígena e sua influência na nossa história;
Desenvolver a capacidade crítica ao processo de produção cultural;
Propor ações de disseminação da cultura Afro – Brasileira e Africana;
Escolher caminhos que levem à não violência e à integração social;
Reescrever valores culturais e empregar a arte como veículo de transmissão desses valores;
Demonstrar e compreender as propriedades expressivas das
diferentes culturas existentes;
Contextualizar as manifestações artísticas / culturais das culturas estudadas;
Despertar nos educandos a consciência para com a sua raça (origem).

OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:

As relações desiguais presentes na sociedade brasileira ocupam todos os espaços, mesmo o escolar. O preconceito e a discriminação racial podem ser notados até mesmo nas relações pessoais. Diante de tal fato, será realizada pesquisas relacionado ao tema para posterior apresentações em dias culturais, promovidos pela escola.
Desenvolver uma pesquisa na comunidade, quanto às origens raciais;
Trabalhar a aceitação de cada cultura existente, através de relatos locais de forma criativa, voltada para a educação;
Criar pequenos eventos que proporcione alegria e bem estar a comunidade, referente a história da referida cultura;
Desenvolver pesquisas entre os educandos e funcionários com o objetivo de descobrir suas origens, através da família;
Propor a organização de raciocínios e pensamentos de raiz da cultura Afro – Brasileira, onde será caracterizados as apresentações de acordo com o tema em estudo;
Desenvolver atividades nas salas de aula nas diversas áreas do conhecimento pelo professor responsável, como apresentação de vídeos, DVDs, retoprogetor, etc.
Trabalhar com os educandos outras linguagens além da verbal, por meio das quais podem expressar seus conhecimentos, sentimentos e expectativas como; brincadeiras, jogos, cantigas e contos que valorizem a diversidade cultural;
Desenvolver uma exposição semestralmente com os diversos tipos de
trabalhos confeccionados pelos educandos, pais, funcionários e comunidade;
Escolher músicas, poesias e outros textos para realização de pequenas dramatizações e coreografias que retrate a diversidade étnico – racial e cultural existente em nosso meio
Confeccionar painéis com o conteúdo relacionado ao projeto, para demonstrar os valores e atitudes, frente a história da cultura Afro – Brasileira
Será feito uma pesquisa na comunidade quanto às origens raciais, bem como a aceitação de cada cultura existente. Observaremos as políticas de separação voltada para a educação, oferecendo garantias de valorização histórica – Cultural Afro – Brasileiro, tanto local, quanto Estadual e Federal.
Estudo e exposições das diferentes culturas existentes no Brasil.
Estudo e debates da Lei nº 10.639 de Janeiro de 2003, para entendimento da
obrigatoriedade da inclusão da história e cultura afro – brasileira nos currículos da Educação Básica, e que a partir desta lei o dia nacional da consciência negra foi incorporado no calendário escolar.

Estudo sobre a abolição da escravatura e suas características e reflexos na sociedade.
Pesquisas e questionamentos com os alunos ouvindo suas idéias, opiniões e dúvidas sobre a cultura indígena, seus costumes, vestimentas, religiosidade e presença na atualidade.
Pesquisas para descobrir personagens importantes afro – descendentes, na literatura, na música, no esporte, etc...
Questionamentos com os alunos ouvindo suas idéias, opiniões, dúvidas sobre o tema, valorizando seus conhecimentos.
Desenvolver atividades com diferentes fontes de informações e, livros, jornais, revistas, filmes, passeios, etc...
Trabalhar a autoestima nos educandos para que os mesmos possam fazer suas considerações positivas no relacionamento com os seus semelhantes.
Diferenciação na organização de raciocínios e pensamentos de raiz da cultura Afro – Brasileira, onde será caracterizados as apresentações de acordo com o tema em destaque.
Estudo da economia social e cultural da Nação e atuação em diferentes áreas do conhecimento profissional.

AVALIAÇÃO:

É importante destacar que não se trata de mudar um foco etnocêntrico, mas ampliar a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira. Nesta perspectiva, cabe a nossa escola incluir no contexto histórico – cultural das raças o estudo e a realização de atividades inerentes ao projeto, tendo clareza procedimental do ensino em vigor.
A avaliação deste se dará no desenvolvimento das atividades, através da observação, participação e mudança de atitudes de todos os envolvidos no projeto.

REFERÊNCIAS

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS – RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO – BRASILEIRA E AFRICANA. Brasília. D.F. S/Ed. 2005.

INTERNET.

VALENTE, Ana Lúcia. E. F. Ser Negro no Brasil Hoje. Ed. Moderna. 16ª ed. São Paulo, S/d.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Pluralidade Cultural e Arte. Brasília, D.F. S/ Ed. 1997.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Escola Mul. Geraldo Ferreira Borba. S/Ed. Goiás, 2005.

BRASIL, República Federativa do Brasil. Constituição Federal. Brasília. D.F. S/Ed. 1988

L.D.B. Lei de Diretrizes e Bases da Educação, 9394/96. Brasília, D. F. S/ Ed. 1996.
CAVALHEIRO, Eliane. Valores Civilização - Dimensões históricas para uma educação Anti – racista.

BRASIL, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico – Raciais – Afro – Brasileira e Africana. Brasília: S/Ed, 2005
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. 10. Brasília: S/Ed, 1997.

CRONOGRAMA


1º Bimestre: Março/Abril: Memória; O continente africano e sua variação
étnico– cultural - as três primeiras influências indígenas - portugueses e africanos. O dia do índio e seu modo de vida.

2º Bimestre: Maio/Junho: Brasil de toda as raças, os índios chegaram primeiro.
A trajetória dos negros para o Brasil, a mistura de costumes, línguas e crenças na na História brasileira.
O Brasil, A mistura de costumes, línguas e crenças na formação da história do Brasil.

3º Bimestre: Agosto/Setembro: O universo afro – brasileiro – valores culturais como: literatura, músicas, esporte, etc... A influência da cultura indígena no nosso dia a dia, principalmente na alimentação e artesanato.

4º Bimestre: Outubro/Novembro: As lutas e as conquistas dos negros, dia da Consciência negra – Lei 10.639. A História do Brasil vista pelos índios, as tribos que foram extintas e as lutas dos que persistem em conservar sua cultura e suas tradições. Exposição dos trabalhos realizados durante o ano.

Dezembro: Avaliação do projeto: valores e atitude

2 comentários:

  1. Valeu pelo projeto. Vocês são 10! Parabéns

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  2. parabens para todos eu fui aluna dessa escola tudo o que sou e que aprendi foi ai . meu carater , minha dignidade , minha moral foi tudo constituido ai , com o auxilio das minhas queridas professoras tia ALAIDE , TIA AGUIMAR , TIA MIRTES , TIA EUZALIA , TIA SOCORRO , OUTROS PARABENS PARA TODOS E OBRIGADO POR DAR OS MESMOS CARINHOS , ATENÇAOEO PRINCIPAL A EDUCAÇAO PARA OS MEUS FILHOS, DHIONATTAN E DHYENNIFER DANIELE QUE HOJE TAMBEM SAO ALUNOS AI . OPBRIGADA AO GRUPO A AFAMILIA FERREIRA BORBA , MUITO OBRIGADA ... COM MUITO CARINHO E SAUDADES RAQUEL P RAMOS UMA EX ALUNA .

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